BREVE RELATO DOS CASOS DE SUCESSO DE INOVAÇÃO
Nesta página você pode conhecer trechos dos casos de sucesso que farão parte do Perfil de Inovação Industrial do Paraná - 2016. A versão completa estará disponível em breve.
Ambiente Interno
Com o programa "Ideias Criativas", são premiados os colaboradores que apresentaram ideias de impacto positivo para clientes ou para a própria melhoria da qualidade no trabalho. Esse estímulo por empreender internamente também está relacionado à transparência que os gestores promovem, conforme situa o agente de inovação: "Os resultados da empresa, sejam de KPI's ou financeiros, são amplamente divulgados, o que gera o sentimento de que todos são donos do negócio e estimula a participação na solução de problemas e o engajamento no atingimento de metas".
Atividade de Inovação
A inovação já nasceu com a própria empresa e se mantém no dia-a-dia das criações, da produção e de suas relações com a cadeia produtiva. As atividades de design, treinamento, pesquisa e desenvolvimento e aquisição de conhecimento externo são fundamentais para que a empresa D continue perpetuando a inovação social em seu negócio.
Captação de recursos
O agente de inovação da empresa posiciona: "A captação de recursos para a inovação na empresa subsidia a aceleração do processo de transformar o potencial inovador de uma ideia, ou gaps tecnológicos, em inovação, resultando em maior competitividade no mercado. O empréstimo de recursos a juros mais atrativos do que os disponíveis pelas instituições financeiras, pagamentos parcelados a longo prazo além de outras facilidades provenientes de fontes externas, alavanca projetos que provavelmente ficariam engavetados por anos".
Pesquisa e Desenvolvimento
No departamento a equipe é formada por doutores, mestres, técnicos e outros profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de projetos. Dada a dinamicidade de certos projetos, o grupo ainda incorpora estagiários acadêmicos e pesquisadores, por meio de importante parceria com universidades e institutos de pesquisa de todo o Brasil. Em cada nova iniciativa é realizado um ciclo de planejamento, priorização, definição de responsabilidades, metas e prazos.
Gestão da Inovação
A competitividade da empresa é mantida principalmente pela gestão da inovação. Segundo uma das gestoras: "A partir de uma boa gestão do portfólio de projetos e um roadmap claro de tecnologias é possível priorizar as inovações em que devemos atuar para que a empresa esteja em posição competitiva no mercado".
Métodos de Proteção
Nas palavras do representante da empresa, "a melhor maneira de inibir a reprodução de uma inovação desenvolvida na empresa é a solicitação de patente. Fazemos uso desse instrumento há mais de 10 anos para auxiliar em nossa competitividade". Ao todo já foram mais de dez depósitos de patente feitas pela empresa no INPI, algumas ainda em trâmite para obter a concessão do direito de exploração.
Informação e Conhecimento
Na execução dos programas de inovação, todas as ideias são organizadas e sistematizadas em um banco de dados na intranet e mensalmente são selecionadas as melhorias que tem viabilidade técnica e econômica de serem implementadas.
Interação externa
Segundo seus gestores, para inovar é imprescindível construir, manter e ampliar uma rede de relacionamentos com atores externos. É por meio dela que os gestores da empresa E têm acesso à informações sobre subsídios (editais, bolsas, etc.) e também aonde identificam novos negócios (clientes, fornecedores, etc.).
Investimentos
Por ser um negócio de base tecnológica, a prática de destinar um percentual do faturamento para a inovação sempre foi realizada e vista pelos gestores como fator fundamental. Da mesma forma que há o investimento, há atenção da diretoria para o monitoramento constante dos resultados decorrentes.
Resultados da Inovação
A geração de novos conhecimentos e/ou aplicação daqueles já existentes, aliada ao reconhecimento e incentivo ao pró-ativismo e à atitude inovadora em toda a equipe, permitiu à empresa A agregar, tecnologia de ponta, alto desempenho e qualidade em todos seus produtos.