CASOS DE SUCESSO EM INOVAÇÃO
Nesta página você pode conhecer trechos dos casos de sucesso que fazem parte do Perfil de Inovação Industrial Paraná 2019. As versões completas você encontrará no documento disponível na página de resultados.
Ambiente Interno
O crescimento da empresa é pautado na criação e manutenção de uma cultura de inovação. As lideranças são incentivadas continuamente, em todas as áreas onde atua. Os colaboradores, por meio de equipes e núcleos de trabalho, são incentivados a desenvolverem ideias e iniciativas empreendedoras. “Sem estratégias de incentivo e de vivência da inovação no dia a dia, a empresa está fadada ao seu fim”.
Atividade de Inovação
Participando de diversas feiras e eventos de móveis ao redor do mundo, desenvolve a sua gestão de operações de classe mundial, com grande ênfase no desenvolvimento de pessoas e inovação, através de projetos multidisciplinares, que envolvem a organização como um todo. A aquisição de conhecimento externo também é um recurso comumente empregado na empresa, com vistas a incorporar competências ainda não desenvolvidas.
Captação de recursos
“[A captação de recursos] impulsiona a inovação interna, especialmente em pequenas empresas, que precisam desse recurso para validar seu modelo de negócio e desenvolvimento de produtos e processos novos”. Foi com o apoio de recursos externos, com enfoque no desenvolvimento tecnológico e a validação legal das inovações propostas que a empresa conseguiu se destacar no mercado de construções eficientes.
Pesquisa e Desenvolvimento
A empresa adota uma postura de cocriação para superar as dificuldades envolvidas na realização de projetos inovadores envolvendo diversos atores de dentro e fora: toda empresa, startups, cliente, consultor e instituições de apoio “um de nossos projetos mais inovadores envolveram o desenvolvimento de P&D numa parceria empresa, cliente, consultor e instituição de apoio, no caso, a Fundação Dom Cabral”.
Gestão da Inovação
“Entender a real necessidade do cliente e como fazer isso da forma mais eficiente é o único meio a fim de sobreviver no atual mercado. Não há espaço para experiências, tendo o orçamento limitado do cliente. Entender tais demandas e atendê-las de forma eficiente são as bases da gestão da inovação”. A empresa tem um comitê de inovação, pelo qual as áreas de engenharias, vendas, gestão industrial e suporte técnico discutem continuamente cada processo e como trazer melhorias.
Métodos de Proteção
A empresa utiliza diversos métodos de proteção industrial, o que foi fundamental e decisivo em alguns desafios como na ocasião do surgimento de uma indústria homônima instalada em outro estado. Atualmente explora o registro de patentes para proteger suas inovações de maior impacto, sempre partindo de uma análise estratégica do gerenciamento de propriedade intelectual.
Informação e Conhecimento
“A ideia de se diferenciar das outras marcas nem sempre está ligada em oferecer o melhor ou o mais sofisticado produto, mas sim aquele que é mais adequado.” A empresa explorou necessidades não atendidas de clientes, ligadas não apenas aos produtos, mas a maneira como se relaciona com ele - suporte, logística, etc. Isso a posicionou entre as líderes de mercado.
Interação externa
Para seus gestores, estar à frente não é somente uma questão de posicionamento, mas sim de sobrevivência no ambiente competitivo. Nas palavras de um dos gestores, “um ambiente propício à inovação aberta implica a necessidade de interação junto aos fornecedores e clientes, a qual nos permite tanto o desenvolvimento, como também o aprimoramento de produtos e serviços, essa rede se estende a todo ambiente competitivo da empresa, ou seja, envolve também entidades de classe, institutos de ciência e tecnologia, universidades e outros”.
Investimentos
Sempre inovando, os investimentos da empresa são focados na busca de novos produtos, com traços modernos e linhas atualizadas. O compromisso com a melhoria contínua foi firmado no plano estratégico, no qual oportunidades são avaliadas por meio de estudos de viabilidade e, quando evoluem, recebem a destinação de recursos necessária. Isso traz como retorno um melhor aproveitamento de oportunidades e transposição de desafios, além do impacto positivo no faturamento.
Resultados da Inovação
Ao observar atentamente as tendências do seu nicho de mercado, a empresa evoluiu de representante para fabricante. “Por meio de pesquisas realizadas pela área comercial, percebemos que esses novos produtos estavam em pleno crescimento no setor e podíamos desenvolvê-los na região”. As características desse tipo de produto, considerando o emprego de competências técnicas, métodos produtivos e insumos, levou a empresa a projetar uma nova unidade fabril.